0

Projeto Aniversário de Jacobina

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Clientela: Alunos do 1º ao 5º Ano

Tema: Aniversário da cidade

Recorte temático: Os pontos turísticos e suas manifestações culturais

Período: 10 a 31 de Julho de 2012

Foco: Ler para estudar

Textos: Informativos e histórias em quadrinho

                                                                Justificativa:

A nossa cidade é diversa em raças, idéias, culturas e línguas, pois nascemos dessa diversidade racial, cultural e política. Aproveitaremos essa seqüência didática para conhecermos um pouco a pluralidade cultural da cidade de Jacobina e sua Emancipação Política que completa 132 anos.

Investiremos em um trabalho produtivo com atividades diversificadas voltadas para a formação leitora e escritora em contexto de estudo. A presente seqüência tem como temática o “Aniversário da Cidade” e como recorte de estudo os pontos turísticos e as manifestações culturais da cidade de Jacobina.

       Daremos enfoque aos conteúdos localizar informações explícitas e implícitas, Identificar o tema de um texto e utilizar os aspectos recursivos para destacar informações;

                                                                Culminância:
  • Construção/exposição de um Painel de fotos com curiosidades dos Pontos turísticos da cidade;
  • Mural informativo das manifestações culturais da cidade.

Objetivo Geral:
  • Investir na familiarização dos comportamentos leitores e escritores em contexto de estudo.

Aprendizagens esperadas:
  • Localizar informações explícitas e implícitas, identificar o tema de um texto, utilizar os aspectos recursivos para destacar informações, conhecer e saber mais sobre a história de Jacobina e reconhecer o lugar que deu origem a cidade.

Detonador:
Exibição do Documentário “Jacobina cidade do Ouro” e explanação sobre o Aniversário da Cidade através da leitura em grupos do texto “Como nasceu Jacobina” com o propósito de buscar trechos que fundamentem a temática. E informar sobre o trabalho de campo pelos Pontos Turísticos da cidade.                                     

                                                  Orientações Didáticas:

O.D.1: Ajudar as crianças a organizarem as perguntas que serão levantadas durante o trabalho de campo pelos pontos turísticos da cidade de Jacobina;

O.D.2: Realizar o trabalho de campo pelos seguintes pontos turísticos: Igreja e Praça da Matriz, Igreja da Conceição, Aurora Jacobinense, Casa dos Padres, Paço Municipal, Pontilhão da Bananeira, Hotel Serra do Ouro, Vista da serra do Cruzeiro, Praça do Garimpeiro, fechando o estudo de campo no Alto da Missão. Durante esse trabalho não podemos esquecer-nos de tirar fotos e registrar as informações para as curiosidades.

O.D.3: Ler o texto “Praça e Igreja Matriz” retirado do livro “Jacobina sua história e sua gente” apresentando fotos e o título do texto para que as crianças antecipem informações sobre. Em seguida fazer a leitura em grupos do texto citado, localizando informações para confirmar ou não as antecipações trazidas pelos alunos. A partir das informações localizadas elaborar as curiosidades;

O.D.4: Levantar perguntas sobre a Serra do Cruzeiro:

_ Vocês conhecem a Serra do Cruzeiro?

_ Quando e por quem foi construída a escadaria do cruzeiro?

_ O que significa o Cruzeiro?

_ Antes de construírem os degraus, como era feita a subida?

_ Vocês sabem quantos degraus tem a escadaria?

Realizar a leitura do texto “Serra do Cruzeiro” retirado do livro “Jacobina sua história e sua gente” para localizar informações que respondam as perguntas levantadas anteriormente. Logo após, apresentar fotos da Serra do Cruzeiro e montar as curiosidades;


O.D.5 : Apresentar fotos da Praça Rio Branco e do antigo Paço Municipal  ontem e hoje para observação das mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Em seguida colocar os textos “A Praça Rio Branco” retirado do livro “Quem inventou Jacobina?” e  “O Paço municipal não pode ser destruído” retirado do livro “Letras Douradas 3 - Pluralidade Cultural” na mão dos alunos para ampliar as observações e destacar fatos e expressões através de aspectos recursivos para a elaboração das curiosidades; 


O.D.6 : Exibir fotos dos monumentos que existem no Alto da  Missão para discutirmos e mapearmos suas características e suas informações. Retornar a temática “A origem de Jacobina”, discutindo sobre o Alto da Missão como o lugar que deu origem a cidade através da Tribo Indígena dos Payayá. Dividir os alunos em grupo e colocar os textos “Alto da missão” e “Capela do Bom Jesus da Glória” retirados do livro “Jacobina sua história e sua gente” para fundamentar essa discussão e buscar informações para elaboração das curiosidades. 


O.D.7: Apresentar para as crianças a revista em quadrinho “A turma do xaxado: Jacobina a Cidade do Ouro” fazendo uma apreciação da capa: título, imagens e cores.  Em seguida socializar o autor e sua história.  Realizar a leitura em voz alta da Revista em quadrinho, exibindo para as crianças as imagens e chamando atenção para as manifestações culturais que aparecem;


O.D. 8: Dividir os alunos em grupo e propor que façam uma leitura da Revista em quadrinho com o propósito de identificar as manifestações culturais (Micareta, Festas religiosas: São Benedito, Santo Antônio e Divino Espírito Santo, Marujada, Filarmônica 2 de janeiro, Fórmula jegue e Corrida Duque de Caxias) que aparecem e selecionar suas informações. É necessário a professora circular nos grupos, oferecendo pistas/ajudas aos alunos, pois os mesmos podem confundir monumentos e paisagens naturais com manifestações culturais.

O.D. 9: Propor a socialização das manifestações culturais identificadas e as informações selecionadas, construindo um registro coletivo.


O.D.10: Organização do Painel “Os pontos turísticos da cidade” com a seleção das fotos e a revisão das curiosidades;


O.D.11:Construção do Mural Informativo das Manifestações Culturais e suas curiosidades utilizando o registro coletivo montado na O.D. 9;


O.D. 12: Exposição do Painel “Pontos Turísticos da Cidade de Jacobina” e do Mural Informativo “As manifestações culturais de Jacobina e suas curiosidades” para toda a comunidade escolar e civil.

Equipe de Elaboração:

Secretaria Municipal de Educação de Jacobina
Formador Técnico: André Luiz Mota Sampaio
Coordenadores Pedagógicos Fundamental I  - Ano 20010 /2012



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.