Mesmo sabendo que retornando das férias estão todas de cabeça cheia de ideias e novidades, irei dá inicio a este blog com algumas sugestões de atividades para o início das aulas. Atividades estas postadas por mim e outras mais, retiradas de outros blogs que acho interessantes, não como forma de plágio, pois darei os créditos necessários (nome, autor e fonte de onde foi retirado) Assim, penso que contribuirei para um maior número de pessoas socializando atividades.
Navegando por ai encontrei dicas e atividades que podem ajudar você neste início de ano.
De início planeje uma atividade diferente, não pergunte somente como foram as férias, proponha que os alunos escrevam sugestões para o ano letivo que se inicia, pergunte a classe como eles gostariam de aprender, como poderiam ser as aulas ou também o que esperam para 2011. A turma precisa participar deste novo planejamento de aulas, isso também será uma forma de democratização em sala de aula
1 - Busque dinâmicas diferenciadas que contemplem toda a turma, inclusive se houver na classe alunos portadores de necessidades especiais...é legal que toda a classe esteja participando.
Exemplo 01:
Dinâmica das Varinhas
Material a ser usado:
Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.
- Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
- Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
- Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
- Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
- Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
Dinâmica retirada do Blog ejanasuavida.blogspot.com
Exemplo 02:
Dinâmica do Pirulito
"Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida.
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito!
Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao a outro que seremos ajudados.
Essa dinamica e para mostra como e preciso ter a ajuda do outra para se dar certo.
2 - Leia para os alunos mensagens legais que passem otimismo para o ano que se inicia como também segurança e responsabilidade;
- "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
- "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".
- “Através de você, cada dia renasce a esperança de dias melhores. Hoje, especialmente, cremos que você é capaz de transformar a realidade através das suas atitudes. Você tem muitos sonhos. O saber mostra o caminho da realização.”
(Maria de Fátima M. Baumgärtner)
- Fazer o melhor significa esforçar-se para, por onde se passa, deixar marcas de alegria e de otimismo, sempre com o espírito de solidariedade e de compreensão.
(Fr. Venildo Trevizan - Campo Grande, MS)
Dicas para tornar mais produtivo o seu estudo
1 - Estudar mais a materia que menos gosta.
2 - Separar o “não gostar do professor” e “não gostar do assunto apresentado pelo professor”.
3 - Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
4 - Ler diariamente.
5 - Quando não entender o conteúdo procurar ajuda de outras pessoas.
6 - Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
7 - Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
8 - Nas disciplinas como: Matemática e Português o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
9 - Nas disciplinas como: História, Geografia e Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
10 - Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes avaliações, até mesmo porque o processo avaliativo se dá todos os dias.
3 – Os vídeos também são bem lembrados neste momento, ajudará a turma em diversos aspectos.
Exemplos:
· De Volta às aulas ( Original: Back to school -1986)
· Nenhum a menos
· Forest Gump
· O amor é contagioso
Agora é só aproveitar!!!!
Beijos!!!
Profª Cléa Alves
2 comentários:
Adorei.Estavamos precisando de um blog regional.
vc é simplismente demais.bjs
Cleaa que bom saber dessa nova ferramenta de trabalho feita por vc, com certeza servirá de subsidio para nós! Grande beijo e PARABÉNS!
Pró Luzi
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.